III Seminário ProfHistória - Diálogos na pesquisa em ensino de história

Data da publicação: ter, 17/11/2020 - 11h45min

Evento organizado pela Universidade Federal de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas e Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Informações pelo e-mail profhistoria.evento2020@gmail.com.

21/11

14h00

ABERTURA 

Mediação: Cristina Meneghello (Unicamp)

Luís Resnik (UERJ)

Permanências e ausências no ensino de História: tempos, espaços e sujeitos

Circe Bittencourt (Professora aposentada da USP e PUC/SP e Visitante da Unifesp)  

 

MESAS TEMÁTICAS: 

15h00 às 17h00 (SALA 1)

1. HISTÓRIA LOCAL E ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS.

Mediador: Joana Schossler (Unicamp)

Elaine Aparecida Mayer / UEPG

O ensino de História local nos anos iniciais: reflexões sobre a realidade ponta-grossense.

Priscila Matsushita Ferreira /UNIFESP

O ensino de história local como estratégia para a formação para a cidadania na educação de jovens e adultos no município de São Bernardo do Campo

Tatiana Correia Vital da Costa / UNIFESP

O ensino de história nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória).

 

2. HISTÓRIA LOCAL, MEMÓRIAS E PRÁTICAS 

Mediador: Maura Petruki (UEPG)

Rafael Saraiva Fernandes /UNIFESP

O Tramway da Cantareira: fotografias, histórias e memórias do ramal ferroviário de Guarulhos (1915-1965)

Eduardo Carvalho de Almeida / UNIFESP

Ensino de história local: práticas docentes e identidade discente  

Mariane de Melo Bueno/ UEPG

Ensino de História e História local: ressignificando identidades e memórias na exploração carbonífera de Figueira/PR

 

15h00 às 17h00 (SALA 2)

1. HISTÓRIA LOCAL, LUGARES E SUJEITOS

Mediador: Arnaldo Pinto Jr (Unicamp)

Nelci Aparecida Ruth/ UEPG

A Praça Marechal Floriano Peixoto – Espaço de construção e preservação da memória da cidade de Ponta Grossa

Lucas Willian de Araújo Borges / UNICAMP

Retalhos do tempo: as marcas de invisibilidade do escravismo no ensino de história local. 

Indara Mayer / UNIFESP 

A construção da História do bairro pelos alunos como uma ferramenta para o ensino de História: uma experiência na zona norte de São Paulo 

 

2. GÊNERO E ENSINO DE HISTÓRIA. 

Mediador: Fábia Barbosa Ribeiro (Unifesp/Unilab)

Elaine Lopes / UEPG 

Histórias das mulheres negras no ensino de História do Brasil 

Ariane dos Santos Silva /UNICAMP

Mulheres e ensino: um estudo a partir das narrativas das professoras de história sobre a temática de gênero no espaço escolar. 

Luciane Corrêa/ UEPG

As práticas circulares como possibilidades para o debate de gênero, corpo e sexualidade nas aulas de história.

 

21/11, 15h00 às 17h00 (SALA 3)

1. ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL

Mediador: João do Prado (Unifesp)

Yara Luz /UNICAMP

Trajetória da Mãe Dango de Hangolo: afirmação da cultura bantu, combate à intolerância religiosa e o racismo em Campinas. 

Adriana Alves /UNIFESP

O Ensino de História no reconhecimento de identidade Étnico- Racial a partir da Formação docente na Diretoria de Ensino Região Leste 3

Robson Rodrigues da Silva /UNIFESP

A utilização da imprensa negra como recurso didático: ensino antirracista e possibilidades de implementação da lei 10.639/03

 

2. O USO DE FONTES HISTÓRICAS EM SALA DE AULA

Mediador: João do Prado (Unifesp)

Maristela Sant'Ana de Oliveira / UEPG

Discursos e representações sobre a cidade na década de 1930: as crônicas do Jornal Diário dos Campos e o Álbum de Ponta Grossa

Diego Daniel Rizzi / UNICAMP

Uso de fontes históricas para confeccionar um jogo didático de implementação no contexto do coronavírus.

Paula Bernadete Montanari / UNICAMP

Dois dedos de prosa: as crônicas de Julia Lopes de Almeida no jornal O Paiz (1908-1912).

 

28/11

MESAS TEMÁTICAS:

14h00 às 16h00 (SALA 1)

1. ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 

Mediador: Paulo Eduardo Dias de Mello

Edson Sousa Lucas de Araújo / UNICAMP 

Fazenda Ibicaba: imigração e escravidão entre o livro didático e o trabalho com o patrimônio.

Janaina Franzon Caetano / UNIFESP 

Diferentes leituras do passado no monumento aos bandeirantes em Santana de Parnaíba/SP: ensino de história e memória social. 

Renato Ayko da Cruz Ymaguchi / UNIFESP

"Quando a taipa dá lugar ao tijolo": a construção e o tombamento do prédio da Pinacoteca de São Paulo e sua relevância para o ensino de história. 

 

2. LITERATURA E HUMOR NO ENSINO DE HISTÓRIA

Mediador: Paulo Eduardo Dias de Mello (UEPG)

Igor Martins Fontes / UNIFESP 

HESTÓRIA: Estória contando história - A última história de Benjamin transformada em "segunda estória" de Rosa.

Vanusia Lopes / UNIFESP

A literatura como fonte de ensino de história: Clara dos Anjos e a sociedade brasileira na Primeira República. 

Francisco Denis Souza Gomes /UFT (UNIFESP)

ATAQUE de riso: a História por trás da piada

 

14h00 às 16h00 (SALA 2)

1. Ensino digital e humanidadeS. 

Mediador: Elaine Lourenço (Unifesp)

Leandro Sapiensa Galvão Leal / UNICAMP 

História para quê? Humanidades Digitais e a Olimpíada Nacial em história do Brasil 2009-2021.

Monique Moura / UNIFESP

Cultura Visual: do Modernismo Brasileiro ao contexto virtual.

Vera Lúcia Guedes Barbosa / UNIFESP 

Ensino Híbrido, Metodologias Ativas e Ensino de História

 

2. ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA 

Mediador: Antônio Simplício de Almeida Neto (Unifesp)

Luis Marcelo Santos / UEPG

REFLETINDO SOBRE A VIABILIDADE DE UM MAIOR ESPAÇO AO
ENSINO DA HISTÓRIA DOS ANTIGOS MARAJOARAS NA SALA DE AULA

Karina Lima / UEPG

A canoa do xamã: o resgate dos saberes ancestrais através da navegação na cosmovisão guarani - uma experiência de gamificação no ensino de história.  

Elizabeth Fernanda Machado Serra / UNIFESP

Produção de Presença no Ensino de História e Cultura Indígena: representações no livro didático.

 

 

16h00 às 18h00 

(SALA 1)

1. MATERIAL DIDÁTICO, LIVROS DIDÁTICOS E SISTEMAS APOSTILADOS. 

Mediador: Ana Nemi (Unifesp)

Joice da Silva Serafim / UNIFESP 

Saberes, memórias e prática docente: a relação dos professores de história com os materiais pedagógicos da Rede Estadual Paulista. 

Ana Maria Anunciato de Souza  / UNIFESP 

Vozes Libertárias: a representação do anarquismo nos livros didáticos de história. 

Fabiana Santana da Silva / UNIFESP

Sistemas apostilados de ensino (SAE): história, especificidades e contradições.

 

2. PRÁTICAS DOCENTES E ENSINO DECOLONIAL. 

Mediador: Ana Nemi (Unifesp)

Paloma Pereira Lacerda / UNIFESP

A decolonialidade no ensino de história com a contribuição da intelectual Beatriz Nascimento na atualidade de sua concepção de quilombo. 

Allan Alves de Santana/ UNIFESP

Pan-africanismo, descolonização das nações africanas e o ensino de história 

João Paulo da Rocha / UEPG

O professor de história e a prática docente na disciplina de ensino religioso. 

 

16h00 às 18h00 (SALA 2)

1. CURRÍCULO E HISTÓRIA

Mediador: Aline Carvalho (Unicamp)

Mônica Maria Toscani Cseri Ricardo / UNIFESP 

O currículo de História e suas relações com a arquitetura e cultura escolar: da escola prática de agricultura Carlos Botelho à ETC Prof. Edson Galvão, Itapetininga, (SP)

André Luiz Lirio da Cunha / UNIFESP 

O ensino de história na educação de jovens e adultos: a construção do currículo e o fazer docente no município de Santo André.  

Anderson Acioli / UNIFESP 

O Refúgio na História: A presença do refúgio e da migração contemporânea na construção dos Currículos de História

 

2. Rap e literatura periférica no ensino de história. 

Mediador: Aline Carvalho (Unicamp)

Thiago Lima dos Santos / UNIFESP 

Intelectuais afro-periféricos e os coletivos de quebrada: a Lei 10.639/03 na pegada valandi à moda bandoleira. 

Grazielly Alves Pereira / UNIFESP 

Resistências afro-brasileiras no ensino de história: a sala de aula e as letras de rap

Cristiano Aparecido Mendes / UNIFESP 

A escola como palco de uma guerra não declarada: o discurso anticordial do rap e da literatura periférica  no ensino de história.

 

05/12, 13h00 às 14h30

QUALIFICAÇÕES

Sala 1

Lucas William de Araújo Borges / UNICAMP

RETALHOS DO TEMPO: AS MARCAS DA INVISIBILIDADE DO ESCRAVISMO NO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL

Avaliadores:

Fábia Barbosa Ribeiro (Unifesp/Unilab)

Marina Pereira de Almeida Mello (Unifesp)

 

Sala 2

Luis Marcelo Santos / UEPG

REFLETINDO SOBRE A VIABILIDADE DE UM MAIOR ESPAÇO AO ENSINO DA HISTÓRIA DOS ANTIGOS MARAJOARAS NA SALA DE AULA

Avaliadores:

Aldair Rodrigues (Unicamp)

Antônio Simplício de Almeida Neto (Unifesp)

 

Sala 3

Anderson Acioli Machado / UNIFESP

O Refúgio na História: A presença do refúgio e da migração contemporânea na construção dos Currículos de História.

Avaliadores:

Josianne Francia Cesaroli (Unicamp)

Marinaldo de Almeida Cunha (PUC/SP)

 

05/12, 15h00

ENCERRAMENTO

Mediação: Alexandre Pianelli Godoy (Unifesp)

- Muitas histórias das resistências indígenas no Brasil: o currículo hegemônico sob suspeita

Edson Kaiapó (IFBA e UFSB)

Edson Kayapó é ativista do movimento indígena no Brasil e ambientalista. Fez doutorado em História da Educação (PUC/SP), mestrado em História Social na mesma Instituição, com pesquisas sobre a temática indígena e amazônica, com financiamento da CAPES e CNPq. É professor na Licenciatura Intercultural Indígena do IFBA e docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Ralações Étnico-Raciais na UFSB. 

- Histórias de urucungos na sala de aula: África, Brasil e culturas musicais no currículo escolar

Josivaldo Pires de Oliveira (UNEB)

Doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA. Professor de História da Universidade do Estado da Bahia (Campus XIII), onde coordena o Laboratório de Estudos Africanos e Espaço Atlântico. Mestre de capoeira coordenado do Malungo Centro de Capoeira Angola.

- Direitos culturais, patrimônio cultural LGBT e o ensino de História

Camila A. de Moraes Wichers (UFG) e Tony Boita (Diretor do Museu das Bandeiras, Museu de Arte Sacra da Boa Morte e Museu Casa da Princesa)

Camila A. de Moraes Wichers Camila Azevedo de Moraes Wichers é historiadora e doutora em Arqueologia (USP) e em Museologia (ULHT-Portugal). É docente do Bacharelado em Museologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Tony Boita é museólogo, mestre em Antropologia e doutorando em Comunicação. É editor da Revista Memórias LGBT e diretor do Museu das Bandeiras, Museu de Arte Sacra da Boa Morte e Museu Casa da Princesa (Ibram).


Programação:

Data Título Local
sab, 21/11/2020 - 09:00 III Seminário ProfHistória - Diálogos na pesquisa em ensino de história Ambiente virtual
sab, 28/11/2020 - 09:00 III Seminário ProfHistória - Diálogos na pesquisa em ensino de história Ambiente virtual
sab, 05/12/2020 - 09:00 III Seminário ProfHistória - Diálogos na pesquisa em ensino de história Ambiente virtual